domingo, 1 de julho de 2012

GRANDES E PEQUENOS PROBLEMAS

O PROBLEMA DA JUSTIÇA

I -  O Alvorecer

     Estando Deus imanente em todas as coisas, em todas forçosamente se há de revelar a sua sabedoria suma e a justiça de que é Ele o representante supremo.
     Ora, se nas coisas nada há que aberre da justiça, pois que tudo se acha submetido, de modo perfeito, a sábias condições de tempo, proporção e medida, não havendo, na natureza, para os indivíduos de uma mesma espécie, preferência alguma que não se ache perfeitamente acorde com as leis que regem o seu desenvolvimento e o preenchimento dos fins de sua existência, é óbvio que a justiça não deixará de manifestar-se em qualquer indivíduo animado que se considere.
     Na própria animalidade inferior, a justiça manifesta-se e cumpre. Obedecendo à lei de justiça é que agem os indivíduos das espécies inferiores; obram impelidos por embrionários sentimentos de justiça.
     [...]Desde que em tudo e em todos os indivíduos animados de vida independente a justiça divina se manifesta, dar-se-á que, por procurarem eles, impelidos por essa justiça, obrar também por impulso da vontade desenvolvida, obrar de conformidade com o instinto ou a rudimentar inteligência que possuem, deixe a criatura humana de agir sob o mesmo influxo da justiça, ainda a que mais próximo se encontre da animalidade inferior?
     [...]O desenvolvimento do sentimento da justiça, no ser humano, corre parelha com o do altruísmo, que se encontra, em estado potencial, radicado no íntimo de cada ser, desde que este revestiu a forma humana.
     O Egoísmo, no qual tem o altruísmo a sua raiz, mais não é do que o sentimento da justiça a desabrochar nos seres. Pode qualquer destes manifestar aquilo que em si não saiu do estado potencial?
     Por isso é que o indivíduo que, pertence à espécie humana, ainda não pôde conhecer o mundo exterior e, por conseguinte, estabelecer a relação de semelhança que entre ele existe e os demais indivíduos também humanos, tudo relaciona às suas próprias conveniências. Não há, portanto, para ele, justiça no que quer que lese aquilo que considera seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS